Enxofre 
Tudo sobre o enxofre e produtos a base de enxofre

 

Menu                

 

 

Propriedades do Enxofre

O enxofre apresenta a propriedade conhecida como alotropia, isto é, pode cristalizar-se de maneiras diferentes. A forma alotrópica mais estável à temperatura ambiente é o enxofre ortorrômbico (Sa), devido à sua estrutura cristalina octaédrica. Apresenta coloração de um amarelo característico, é frágil e insolúvel em água, mais solibiliza em dissulfeto de carbono. O enxofre monoclínico (Sß), segunda variedade alotrópica desse elemento, é estável entre 95,5 e 119º C, e obtém-se a partir do vagaroso resfriamento do enxofre fundido.
LINKS PATROCINADOS


O enxofre é encontrado na natureza em estado livre ou em compostos, sobretudo na forma de sulfetos e sulfatos. Existem depósitos de enxofre livre nas regiões vulcânicas, onde ocorre em nas fissuras das lavas ou em crateras de vulcões extintos (tipo solfatárico). A ação química de materiais betuminosos ou ação redutora de microrganismos sobre o sulfato de cálcio gera o enxofre tipo gesso.

O enxofre de natureza vulcânica representa menos de 5% da população mundial, que provém quase totalmente dos depósitos sedimentares terciários, deformados pela intrusão do sal, como acontece na Louisiana e no Texas, nos Estados Unidos, e em Vera Cruz, no istmo de Tehuantepec, no México. Nesse tipo de depósito o enxofre é encontrado impregnado calcários porosos, na periferia dos domos salinos algumas vezes também petrolíferos.

Os principais compostos naturais de enxofre são a galena (sulfeto de chumbo), a blenda (sulfeto de zinco), o cinábrio (sulfeto de mercúrio), a estibinita (sulfeto de antimônio), a pirita de cobre (sulfeto de cobre), o sulfato de cálcio (gesso) e o espato pesado (sulfeto de bário). O enxofre é também encontrado em tecidos e estruturas animais e vegetais como a cebola, o alho, a mostarda, muitos óleos, o pêlo, os ovos, as proteínas. Nas águas de muitas fontes, e na forma de gases sulforosos.
LINKS PATROCINADOS